História

A Escola Infantil “Ar Livre” de Divinópolis, MG, Brasil, foi criada em 18 de setembro de 1985, com o objetivo de desenvolver um ensino pedagogicamente pioneiro na comunidade educacional.

A denominação Escola “Ar Livre” foi criada para expressar, claramente, a proposta da Escola em termos de liberdade e crescimento humano.
Em 17 de abril de 1990, ampliou suas atividades atendendo, além das turmas do Maternal, os 1º e 2º Períodos da Pré-Escola.

A partir de fevereiro de 1992, passou a adotar uma linha pedagógica atualizada por teorias contemporâneas, explicativas do processo de construção do conhecimento (Piaget, Vigotsky, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Constance Kamíi e outros).

Em 18 de março de 1993, estende o atendimento para alunos de  1ª à 4ª série do 1º grau.

Ainda no mesmo ano, o Corpo Docente e Discente da instituição, junto a Associação de Pais da Escola Ar Livre (APAR), atualizaram sua prática pedagógica, adotando para o processo ensino/aprendizagem o paradigma construtivista de vertente sócio-interacionista.

Como elemento fundamental dessa prática pioneira, tendo como precursores Wallon, André Lapierre e Bernard Aucouturier, etc., revelou-se a importância da Psicomotricidade Relacional para o sistema formador e instrucional da instituição, que passou a investir na formação especializada do seu Corpo Docente através do ISTITUTO ITALIANO DI PSICOLOGIA DELLA RELAZIONE coordenado por Dr. Mauro Vecchiato e Dr.ª Marta Gonzalez Menendez  (Venezia- Itália).

No período de 1995 a 1998, o ensino de 1º grau, (1ª à 4ª série), ganhou novas perspectivas, referendado pelos princípios pedagógicos construtivistas sócio-interacionistas.

Hoje, a Escola atende crianças Creche II, Creche III, 1º e 2ºperíodos e 1º ano do Ensino Fundamental I,  no turno da tarde (12h50 às 17h15) e 2º, 3º, 4º e 5 º ano do Ensino Fundamental I, no turno da manhã (7h15 às 11h30). Funciona em sede de 1.400 m2, estruturada com construções e quadras poliesportivas em plena atividade, preservando grande área verde e espaços livres, caracterizando as preocupações ecológicas com o meio ambiente e qualidade de vida.

Hino à Escola Ar Livre

Letra e Música: Raquel Lara

É aqui que com nossos
Sonhos de esperança viemos ter

Onde o sol e a chuva
Dizem com os professores
Como aprender

Com as mãos sujas
Sentindo a terra
Criamos cantinhos
Pra nos abrigar

Todo nosso corpinho
Solta-se com a natureza
Sabemos brincar

Ar Livre
É bom demais crescer assim
Respirar
E decobrir a vida enfim
Enfim…